Picture of Pedro Pamplona

Pedro Pamplona

Domine o Google Drive: 9 truques secretos que transformarão sua vida digital

aprenda truques do google drive que irão otimizar sua vida

Provavelmente você usa o Google Drive. Talvez para guardar aquele trabalho da faculdade, compartilhar fotos da última viagem ou como até mesmo usando como um depósito digital para arquivos que não cabem mais no HD. De fato, para a maioria das pessoas, ele é apenas uma “gaveta na nuvem”, um lugar para armazenar coisas. Mas e se essa gaveta fosse, na verdade, um painel de controle com ferramentas capazes de organizar o caos, automatizar tarefas e economizar horas preciosas da sua semana? Este artigo não vai ensinar você a criar uma pasta ou compartilhar um link. Vamos além. Vamos revelar 10 truques do Google Drive que separam os amadores dos mestres.

1. Torne-se um detetive digital: a arte da busca avançada

A barra de pesquisa do Google Drive é muito mais do que um campo para digitar palavras-chave. Atualmente ela é um terminal de comando. Em vez de rolar por dezenas de arquivos, você pode usar “operadores de busca” para encontrar exatamente o que precisa em segundos.

Operadores de Busca Essenciais do Google Drive

OperadorFunção e Exemplo
title:Procura apenas no título do arquivo. Ex: title:Relatório Trimestral
owner:Encontra arquivos que pertencem a uma pessoa específica. Ex: owner:[email protected]
sharedwith:Encontra arquivos compartilhados com uma pessoa. Ex: sharedwith:[email protected]
before: / after:Filtra por data de modificação. Ex: after:2024-01-01 ou before:2024-03-31
type:Filtra por tipo de arquivo. Ex: type:pdf ou type:spreadsheet

2. Sua máquina do tempo: domine o histórico de versões

Quantas vezes você já se viu com arquivos como “Proposta_Final_v2_agora_vai.docx”? Mas esse hábito, além de bagunçar seu Drive, é completamente desnecessário. O Google Drive possui uma “máquina do tempo” integrada para seus arquivos, chamada Histórico de Versões.

Para qualquer Documento, Planilha ou Apresentação Google, você pode acessar um registro completo de todas as alterações já feitas. Basta ir em Arquivo > Histórico de versões > Ver histórico de versões. Imediatamente, uma barra lateral aparecerá, mostrando quem alterou, o que foi alterado (com códigos de cores) e quando foi a alteração. A partir daí, você pode restaurar uma versão antiga com um único clique ou até mesmo renomear uma versão específica, para referência futura.

No caso de arquivos que não são do Google (como PDFs ou imagens), o recurso é um pouco diferente, mas igualmente útil. Clique com o botão direito no arquivo e escolha Gerenciar versões. Lá, você pode carregar uma nova versão do arquivo.

3. O fim da papelada: digitalize tudo com a câmera do seu celular

Recibos, cartões de visita, contratos ou anotações em guardanapos. O aplicativo do Google Drive para celular tem uma função de scanner que é surpreendentemente poderosa e transforma seu smartphone em uma ferramenta de digitalização de alta qualidade.

O processo é simples:

  1. Abra o app do Drive no seu celular.
  2. Toque no botão “+” no canto inferior direito.
  3. Selecione a opção “Digitalizar”.

Seu celular abrirá a câmera. Ao fotografar o documento, o Drive não apenas salva a foto, ele corta as bordas, ajusta o contraste para melhor legibilidade e a salva como um arquivo PDF. Em seguida, ele aplica a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), tornando pesquisável todo o texto dentro daquele PDF. Essa função coloca um scanner de escritório no bolso de todos.

4. Crie arquivos em um piscar de olhos com atalhos

No mundo da produtividade, cada clique conta. Navegar até o Google Drive, clicar em “Novo” e selecionar o tipo de documento pode parecer rápido, mas existe uma forma instantânea. O Google registrou o domínio “.new”. Da próxima vez que uma ideia surgir e você precisar de um documento em branco, simplesmente abra uma nova aba no seu navegador e digite um dos seguintes endereços:

  • docs.new (Documento)
  • sheets.new (Planilha)
  • slides.new (Apresentação)
  • forms.new (Formulário)

Ao pressionar “Enter”, um novo arquivo em branco será criado instantaneamente na sua conta do Google Drive, tornando as ferramentas do Google tão acessíveis quanto pegar um bloco de papel e uma caneta.

5. Liberdade total: trabalhe de onde estiver, mesmo sem internet

Um dos maiores mitos sobre ferramentas na nuvem é a dependência da internet. No entanto, o Google Drive possui um robusto modo offline que garante que sua produtividade não pare durante um voo, em um local com Wi-Fi instável ou em qualquer situação sem conexão.

Para ativá-lo, acesse as configurações do Drive no seu computador (ícone de engrenagem > Configurações) e marque a caixa “Offline”. Será feito o download de uma cópia dos seus arquivos recentes para o seu computador. Qualquer alteração que você fizer nesses arquivos enquanto estiver offline será salva localmente e, assim que você se reconectar à internet, tudo será sincronizado automaticamente com a nuvem.

Em contrapartida, no celular o processo é por arquivo. Basta tocar nos três pontos ao lado de qualquer arquivo ou pasta e selecionar “Tornar disponível offline”. Essa funcionalidade cria um modelo híbrido, oferecendo a acessibilidade universal da nuvem com a confiabilidade do acesso local, garantindo que você nunca fique impedido de trabalhar.

6. Organize o caos com um sistema de cores e atalhos internos

Uma estrutura de pastas bem definida é o primeiro passo para a organização, mas o Google Drive oferece duas ferramentas visuais e estruturais para levar isso a outro nível: códigos de cores e atalhos.

Primeiramente, você pode atribuir cores às suas pastas. Clique com o botão direito em qualquer pasta, vá em “Alterar cor” e escolha uma das opções. Isso pode parecer simples, mas é extremamente eficaz. Você pode criar um sistema visual: por exemplo, vermelho para projetos urgentes, verde para projetos finalizados e azul para referências. Em pouco tempo, você conseguirá navegar pelo seu Drive, identificando o que precisa somente pela cor.

Em segundo lugar, use atalhos em vez de cópias. Se um arquivo precisa estar em duas pastas diferentes, não crie uma cópia. Em vez disso, clique com o botão direito no arquivo e escolha “Adicionar atalho ao Drive”. Isso permite que o mesmo arquivo apareça em múltiplos locais. A grande vantagem é que só existe um arquivo original. Dessa forma, qualquer alteração feita nele será refletida em todos os locais onde o atalho está, eliminando a confusão de múltiplas versões.

7. Turbine seu Drive: conecte as ferramentas que você já ama

O Google Drive não foi projetado com o propósito de ser uma ilha isolada. Ele é uma plataforma expansível. Por meio do Google Workspace Marketplace, você pode conectar centenas de aplicativos de terceiros, que se integram diretamente ao seu Drive, centralizando seu fluxo de trabalho.

Para explorar, clique em “Novo” e depois em “Mais > Conectar mais aplicativos”. Uma loja de aplicativos aparecerá. As possibilidades são imensas. Você pode, por exemplo, conectar o DocuSign para assinar documentos PDF legalmente sem sair do Drive. Ou pode integrar o Trello ou a Asana para vincular arquivos do Drive diretamente a tarefas de gerenciamento de projetos. Existem integrações para edição de vídeo, diagramação, fax online e muito mais.

8. Acelere seu fluxo de trabalho com atalhos de teclado

Há um conjunto completo de atalhos que podem economizar incontáveis cliques ao longo do dia. Para aprender os atalhos existentes: pressione “Ctrl + /” a qualquer momento, no Drive, para abrir uma lista completa. Memorizar alguns dos mais úteis pode mudar completamente sua experiência.

Alguns atalhos de teclado do Google Drive

AtalhoAção
Alt + C, depois TCriar novo Documento Google
Alt + C, depois SCriar nova Planilha Google
Alt + C, depois FAbrir nova Pasta
/Ir para a caixa de pesquisa
Alt + NMenu “Criar / Novo”
Ctrl + Shift + SConfigurações
Ctrl + Alt + ERenomear item
Ctrl + XRecortar arquivos/pastas

Dominar esses comandos permitirá que você gerencie seus arquivos com muito mais velocidade.

9. Recupere espaço precioso e faça uma limpeza digital eficiente

Os 15 GB de armazenamento gratuito do Google são generosos, mas não infinitos. Quando o aviso de “armazenamento cheio” aparece, a maioria das pessoas começa a apagar arquivos aleatoriamente. Existe uma maneira muito mais inteligente e estratégica de fazer essa limpeza.

O segredo está em uma página que poucos conhecem. No menu à esquerda, clique em “Armazenamento”. Na página que se abre, você verá uma lista de todos os seus arquivos, automaticamente organizados do maior para o menor. Frequentemente, o problema não é a quantidade de arquivos, mas o tamanho de alguns poucos. Um único arquivo de vídeo de 2 GB pode estar ocupando mais espaço do que milhares de documentos de texto. Dessa forma, você consegue localizar e excluir os principais consumidores de espaço.

Conclusão: seu Google Drive, seu poder

Ao longo deste guia, desvendamos funcionalidades que transformam o Google Drive de um simples armário digital em uma central de comando inteligente. Vimos como a busca avançada transforma você em um detetive de dados, como o histórico de versões funciona como uma máquina do tempo e como a digitalização móvel pode finalmente acabar com a papelada. Cada um desses truques do Google Drive, por si só, é uma melhoria. Juntos, eles certamente representam uma nova filosofia de trabalho: mais ágil, mais organizada e infinitamente mais poderosa.


Gostou do conteúdo? Acompanhe mais dicas e novidades em nossas redes sociais:

INSTAGRAM: [LINK]

FACEBOOK: [LINK]

Você também pode gostar destes outros artigos neste blog:

Fontes e Referências:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.